É interessante observar como as instituições educacionais usam a música. Ela é usada muitas vezes para apresentações em "festinhas" como o dia das crianças, dia das mães, dos pais, 7 de setembro, etc. Não se busca a música como instrumento para se alcançar um aprendizado, um conhecimento. Já parou para pensar em levar para sala de aula uma música e pedir para os alunos reescrever a letra da mesma? Amigo educador, você estará trabalhando produção de texto de forma diversificada: uma atividade que outrora era vista com repugnação, hoje é realizada prazerosamente a partir da música.
A música traz uma proposta muita interessante para nós enquanto educadores: ensinar de forma lúdica, eficaz e prazerosa.
Observe abaixo a função da música na formação dos alunos:
"(a) o despertar da sensibilidade e da criatividade do aluno. Nesse caso, a música teria por função transformar os alunos em seres ou 'cidadãos melhores', por meio do estímulo à auto-expressão, do 'despertar' da sensibilidade e da criatividade.
(b) formação do gosto do aluno. O combate a música veiculada pela mídia também seria um dos papéis da música na escola...
(c) autotranformação do aluno. Parte-se do princípio de que o contato com a música desenvolveria a capacidade de autotransformação, tornando os alunos mais felizes."
(DUARTE,Mônica de A. Artes na educação vol 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2009. p. 54,55,56.)
Vamos Fazer a nossa parte, ENSINAR CANTANDO!
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
( Rubens Alves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário