sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Música na educação

   Hoje muito se busca algo novo para fazer com que os alunos tenham o interesse pela sala de aula. Por isso, venho falar de uma forma de atração do aluno para o ambiente educacional: a música. Ela (música) não é uma estratégia nova para a educação e sim uma metodologia que se transforma a cada época. Não se deve usar desse "artefato" para preencher o seu planejamento, sem ter um embasamento científico,  uma proposta pedagógica, ou seja, sem nenhum objetivo, a música está disponível para o recinto escolar para que o educador faça uso dela para iniciar um assunto, para dinamizar a aula que muitas vezes se torna cansativa e corriqueira por causa da rotina que assola a nossa prática muitas vezes ultrapassadas.
    É interessante observar como as instituições educacionais usam a música. Ela é usada muitas vezes para apresentações em "festinhas" como o dia das crianças, dia das mães, dos pais, 7 de setembro, etc. Não se busca a música como instrumento para se alcançar um aprendizado, um conhecimento. Já parou para pensar em levar para sala de aula uma música e pedir para os alunos reescrever a letra da mesma? Amigo educador, você estará trabalhando produção de texto de forma diversificada: uma atividade que outrora era vista com repugnação, hoje é realizada prazerosamente a partir da música.
    A música traz uma proposta muita interessante para nós enquanto educadores: ensinar de forma lúdica, eficaz e prazerosa.
   Observe abaixo a função da música na formação dos alunos:
   "(a) o despertar da sensibilidade e da criatividade do aluno. Nesse caso, a música teria por função transformar os alunos em seres ou 'cidadãos melhores', por meio do  estímulo à auto-expressão, do 'despertar' da sensibilidade e da criatividade.
     (b) formação do gosto do aluno. O combate a música veiculada pela mídia também seria um dos papéis da música na escola...
     (c) autotranformação do aluno. Parte-se do princípio de que o contato com a música desenvolveria a capacidade de autotransformação, tornando os alunos mais felizes."
(DUARTE,Mônica de A. Artes na educação vol 1. Rio de Janeiro: Fundação   CECIERJ,2009. p. 54,55,56.)

     Vamos Fazer a nossa parte, ENSINAR CANTANDO!

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
                                                                       ( Rubens Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário