![]() |
| renariquemes.blogspot.com |
Muitos questionam o papel do gestor, pessoas muitas vezes leigas no assunto, e que colocam sua opinião de como deve ser a gestão de uma escola sem um embasamento científico e totalmente no senso comum. Não estou defendendo nem a classe e muito menos governo nenhum, apenas estou sendo realista.
A gestão escolar é algo muito sério e que envolve muitas pessoas direta e indiretamente. Eu pessoalmente, defendo a gestão democrática e participativa, a partindo do ponto de que a escola é de todos porque ela está inserida dentro da comunidade e ela faz parte da comunidade, então todos tem vez e voz dentro da mesma, claro, respeitando sempre os limites que são necessários para uma boa organização escolar. O gestor não tem que ser a voz única dentro da instituição, tanto os professores quanto os demais profissionais dentro das suas respectivas funções, assim também como os pais dentro das suas qualidades como tais, tem o direito de estarem a par das decisões, e principalmente participarem delas.
Convivemos hoje com pessoas difíceis em várias áreas, e mais normal ainda com gestores autoritários que agem como se a escola pertencesse a ele, onde todas as decisões são tomadas por conta própria, sem que se faça uma reunião, para pelo menos ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre o assunto. Escola é séria e democrática, ou pelo menos deveria ser, demais para que uma pessoa sozinha possa está carregando-a "nas costas". Na verdade o que os gestores devem ter consciência é que a função dele é liderar uma equipe e não mandar na equipe. Ouvir sempre o que as pessoas tem a dizer, seja em forma de ideias, de críticas ou de elogios, a opinião é importante no crescimento do profissional.
Aos getores, que adoram o pradigma estático, que nunca mundam de opinião, porque se ele é o gestor da escola quem manda nela é ele. Não sejam impetulantes e nem prepotentes, porque a gestão escolar está muito longe dos seus ideais, mude seu paradigma e lute por uma escola democrática, só assim a nossa educação dará um salto fundamental para um futuro brilhante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário