terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ensinar Exige Comprometimento ( Paulo Freire)

quebrato.com.br
    Paulo Freire foi bem feliz em colocar este subtítulo no seu livro Pedagogia da autonomia, observamos hoje que as pessoas estão muito preocupadas com sua correria do dia a dia, com o salário baixo, muitas vezes buscando trabalhar o dobro para ganhar mais. O professor de hoje está desmotivado pela sua desvalorização dentro da sua função e acaba por deixar a desejar o seu trabalho, trabalho este que é necessário muito comprometimento e doação a partir da pessoa que educa, pois o meu aluno de hoje, poderá ser amanhã uma pessoa bem sucedida ou uma pessoa que não terá um futuro tão brilhante e dependerá para sempre de Bolsa Família, PETI e/ou outros projetos do governo para auxiliar pessoas carentes. Falando disso me veio a mente uma situação bem pertinente ao assunto, em uma determinada escola que eu trabalho, um aluno chegou para mim e para diretora da instituição e nos falou: "vou parar de estudar." e ai eu perguntei o que ele estaria pensando em fazer da vida sem estudar e ele logo me respondeu "Vou trabalhar na roça e ganhar dinheiro.", este aluno se não for é um dos mais peraltas da escola, e ele vai para escola obrigado e não por que quer, e ai eu pergunto: o que nós educadores estamos fazendo para mudar este quadro? Nada. O aluno não gosta de ir a escola, quando chega no ambiente que ele deveria gostar mais, se depara com um(a) sujeito(a) no quadro negro, lotando o mesmo de atividades e falando sem parar, onde parece que ele não tem voz e nem vez, então o que ele faz? Tenta fugir o máximo possível deste "martírio". O professor deve sempre ouvir o aluno, levar o conteúdo ao mesmo de maneira dinâmica, deixar bem claro que com o estudo  já é ruim, sem ele é pior ainda e que só o conhecimento (fugindo da metafísica e da religiosidade) pode nos abrir caminhos que outrora nem se imaginava que se abriria.
Faz parte também do ensinar exige comprometimento, a formação continuada do profissional da educação. Tudo evolui, a educação, o conhecimento,os alunos. Se nós ficarmos estagnados, ficaremos obsoletos e tudo que levarmos para nossos alunos não irá interessá-los pois já passou, por isso a importância de estarmos sempre em formação, sempre aprimorando nosso conhecimento. O professor que não busca se atualizar, o professor que não quer "perder tempo" em seminários, ou em universidades, não está preocupado em levar o melhor para seus alunos e portanto deve ser chamado apenas de professor e jamais de educador, porque professor é uma profissão com outra qualquer e educador é vocação, um chamado, um sacerdócio. E digo mais, esse professor não tem nenhum compromisso com a educação, apenas está entre nós por falta de opção, assim como o joio está misturado com o trigo. A todos nós educadores vai um apelo: VAMOS NOS COMPROMETERMOS COM A EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS, POIS SÓ ELA É CAPAZ DE DAR EMANCIPAÇÃO AO SUJEITO!

"Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente." ( Paulo Freire)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário